Acuerdos entre comidas y vinos
22/01/2016

Acuerdos entre comidas y vinos

###
Mina Holland é uma crítica gastronômica e é a responsável do Observer Food Monthly no seu livro “O Atlas comestível” assinala que “basta com olhar um mapa das estradas da França para compreender que grande parte dos ingredientes mais celebrados do mundo são franceses. Numerosas cidades e povos que compartilham seu nome com seu produto local respingam as estradas que correm como veias pelo corpo da França: Dijon, Camembert, Cognac…”. Supomos então, que as pessoas que trabalham em turismo devem ter uma grande capacidade para responder aos visitantes sobre métodos de elaboração entre comidas e vinhos.

A harmonização regional, responde sabiamente à cultura: tequila, comida picante mexicana, o marisco de Galícia e harmonizar com o Alvarinho. O nosso vinho Garzón Tannat e o cordeiro assado, como já mencionamos. Os produtos naturais de cada região combinam com os demais produtos.

White Wine and cheese arrangement on the table

Complemento ou simetria

É o estilo mais habitual de harmonizar, o mais usado pelas escolas tradicionais de gastronomia; nenhum elemento deve opacar o sabor do outro, senão complementá-lo. Por exemplo: um vinho Garzón Viognier frutado e com seu grau de acidez combinado com pratos frescos, com sabores frutados, com tomate ou com frutas cítricas. Um vinho Garzón Reserva Tannat com comidas complexas e robustas como guisados e assados à lenha. Baseia-se em imitar a intensidade da comida com a bebida que o acompanhe.

GARZÓN_Tannat 1200Contraste

Podemos acolher o contraste para experimentar emoções no paladar. O contraste não só enaltece o sabor central, mas também cria uma mistura nova. A comida salgada com um vinho doce cria toda uma experiência; um vinho doce fortificado com um queijo azul forte e salgado; um vinho Sauvignon Blanc com pratos de verduras temperadas com limão.

Experimentar e atrever-se é o segredo. Há muito por provar. Pensar sobre as combinações entre comidas e vinhos é uma maneira a mais de que toda a experiência gastronômica seja muito mais prazerosa. Por isso, cada vez que se faça menção sobre harmonização, saberemos que só é preciso vontade de provar todas as variantes possíveis.

Ver todos los vinos
Vinos

Nuestras recomendaciones

Cabernet Franc
Cabernet Franc
Petit Clos 2020

Cabernet Franc

Tannat
Single Vineyard 2022

Tannat

Albariño
Single Vineyard 2022

Albariño

Enoturismo

Otras Experiencias Garzón

  • Día del Enoturismo
    Enoturismo

    Día del Enoturismo

    Disfrutá del fin de semana del enoturismo en Garzón

  • Garzón Premium Experience
    Enoturismo

    Garzón Premium Experience

    Descubra los rincones secretos de la bodega y el viñedo mientras degusta nuestros vinos más icónicos

  • Tour Garzón Single Vineyard
    Enoturismo

    Tour Garzón Single Vineyard

    Experiencia ecoturística donde podrá recorrer las instalaciones de la bodega, visitar el viñedo y participar de una exclusiva degustación en nuestra sala de cata

  • Tour Garzón Reserva
    Enoturismo

    Tour Garzón Reserva

    Una experiencia para conocer bodega garzón en profundidad, disfrutar de su entorno y degustar una selección de vinos de la línea reserva

Reservas